Conforme Chauí (2000) o Fenômeno Religioso está presente em todas as
culturas, em todo o tempo. A experiência religiosa começa com o sagrado. O
homem se vê em uma necessidade de buscar em um ser superior o refúgio para suas
limitações, e então essa atitude em relação ao sagrado é organizada como
religião.
Este fenômeno pode se manifestar de diversas formas: na política, na
sociedade, no bem e no mal. É um sistema comum de crenças. Para ser religioso
não basta apenas acreditar em Deus, mais que isso, é reconhecer a necessidade
de comunicação com ele.
O Sagrado está quase sempre relacionado à ideia de santidade, pois o
sagrado é tudo aquilo que se venera e que se tem adoração. Muitas vezes o
sagrado pode ser representado em alimentos, objetos, lugares, animais, entre
outros. Sendo assim, o sagrado se opõe ao profano, pelo simples fato dos
profanos serem todos os atos e relações humanas que não estão relacionadas ao
culto à divindade.
Nota-se que, para os religiosos, é muito válido e essencial ter este
“ser superior” como refúgio, pois ele ordena tudo para melhor, assim trazendo
algum tipo de esperança. Para estes homens crentes, faz-se necessário acreditar
em algo “maior”, ou “superior”, pois tudo aquilo que acontece, e eles não tem
uma explicação compreendida pela ciência, por exemplo logo será nomeado como o
sobrenatural. As ideias religiosas ajudam esses seres humanos a serem um tanto
quanto “fortes”, pelo fato de lidarem melhor com o caos, devido à sua fé no
sagrado. O sofrimento humano, com todas as suas lutas, dores, decepções,
limitações, fracassos e doenças, encontra na religião condição para suportar
essa realidade, não eliminando o sofrimento da vida humana, mas acreditando que
essa angústia não seja em vão.
O homem, na busca do existir, apela para o transcendental, para o
Divino, pois só assim ele encontra sentido e completude. O homem tem carência
dessa vivência que pode levá-lo ao êxtase, desse contato com o todo, com o
absoluto. A certeza de sua finitude eleva a necessidade de crença em Deus,
auxiliando também na sua necessidade de alívio das crises existenciais. É
importante frisar que nas crenças religiosas encontram-se o sagrado, o mito e o
rito, três referências para os costumes e modos de conduta religiosa,
sendo, portanto variados e utilizados conforme a cultura religiosa em
questão. Assim essas posturas estão cercadas de fascínio e mistério.
O fenômeno religioso é explicitamente
verificado desde os primórdios da vida humana na Terra até os dias atuais, e em
todas as culturas e lugares. Configura-se como a necessidade do transcendente.
Quando o ser humano deixa de pensar racionalmente e não acha mais explicações
para determinadas ocorrências, surge à fé (Abreu, 2014). Tendo isso como base é
“comum percebermos que a questão religiosa está ocupando um espaço
considerável” (JUNIOR, 2006, p. 27) em nosso cotidiano.
Por outro lado, de acordo com (Brustolin), é pela religião que surge os
maiores benfeitores em defesa da vida, promovendo a busca dos direitos humanos
e a promoção da paz entre os povos, através de ações comunitárias e combate a
miséria, ações estas realizadas por grupos religiosos.
Por: Alunos do Curso de Psicologia - 2º período - Centro Universitário Newton Paiva
Fonte: O fenômeno religioso sob a leitura da psicanálise Freudiana
Caroline Gonzaga Torres
Referências:
BRUSTOLIN, Leomar A. Religião e
Cultura. Sem data.
ABREU, Edivaldo Siqueira de.
O Fenômeno Religioso. http://meuartigo.brasilescola.com/religiao/o-fenomeno-religioso.htm.
Data do último acesso: 13 de maio de 2014.
LARA-JUNIOR, Nadir. Análise Psicossocial da Religião como um
dos Fundamentos Políticos das Ações Coletivas no Brasil: A Mística do MST. São
Paulo: PUC-SP, 2006.
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