terça-feira, 3 de junho de 2014

Psicanálise e Religião

Os psicanalistas, Freud e Lacan, possuem uma mesma ideia quando o assunto é Psicanálise e Religião, ambos partem da ideia de que ao ser humano falta algo e que dificilmente seu desejo é completo e realizado. Portanto o sujeito acaba sendo limitado, faltoso e finito. A Psicanálise, observando esse sujeito, nos faz pensar na religião enquanto aquilo que oferece o complemento desta falta estabelecida do sujeito. Percebendo o desejo como impossível de ser satisfeito completo e permanentemente, a religião, acaba sendo um convite à ilusão da estabilidade da completude. A religião, então acabou sendo relacionada à salvação, a incansável busca por um ser completo e consistente com si. Essa ideia de Deus nos mostra um Outro que nos protege da necessidade de amparo, da situação de impotência. 

Segundo Tarcisio Andrade, a religião era vista por Freud como uma manifestação neurótica, uma neurose conjunta, a obsessão, então, é a religião particular do neurótico. Podemos compreender então que, se de um lado nos apegamos à religião como meio de defesa do conflito neurótico, por outro podemos encontrar na religião um campo que favorece para uma neurose ou psicose. A partir dessa ambiguidade, podemos deixar referir a experiência religiosa à causa de uma neurose, transferindo-a para o sujeito, no qual a organização psíquica já frágil encontra na religião a resposta ao seu desamparo fundamental. Ao tratarmos a religião como a causa de uma neurose, retiramos a responsabilidade do sujeito por seu próprio sintoma, da mesma forma que ao buscarmos na religião um encontro com Deus, sugere deixar de assumir minha própria indeterminação, para me alienar na figura do outro.
O ser humano sempre procurou compreender o mundo ao seu redor buscando, para isso, a diversos Deuses. Isso porque, o homem não pode conhecer-se sem se referir a uma alteridade, ao Outro, ao além. Para a Psicanálise, o sujeito busca esta forma de crença no Outro plenamente consistente, que suponhamos possuir todo o saber faltoso para o sujeito, saber este que é capaz de nos dar o porquê e o como de nosso sofrimento, tornando-o assim nítido nosso destino. A Psicanálise, sempre observando o dinamismo cultural, se manteve no meio do debate em relação às modificações realizadas pela modernidade e as suas novas maneiras de representação do sujeito. Assim novas perspectivas em relação à religiosidade são oferecidas pela Psicanálise e pela Teologia.
Para Freud, “a religião é a neurose obsessiva universal” (Freud, 1907, p. 109), o que mostra que a religião busca obsessivamente a figura do pai idealizado da infância. Partindo dessa ideia de que a crença em Deus é a busca por essa figura paterna, onde se tem a garantia de segurança e proteção, por outro lado, o choque da realidade nos liberta de um Pai distante, que afeiçoa por sacrifícios. 

Referências:

FURTADO, Odair; BOCK, Ana Mercês Bahia; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia -  (O que é Psicanálise? Cap. 5)

ANDRADE, Tarcisio. Psicanálise e religião/Psychoanalysis and religion.
SILVA, Oliver Schmidt. Psicanálise e a Religião: algumas contribuições.

 Freud, S. (1907). Acciones obsessivas y practicas religiosas. In: Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, 1976, p. 109. 

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