terça-feira, 3 de junho de 2014

Teoria Comportamental e Religião

Religião e homem não podem ser entendidos separadamente, pois a religiosidade acompanha a evolução cultural humana, inclusive todas as suas características de comportamento peculiar. Homem e religião, portanto, estabelecem entre si uma relação de reciprocidade: a religião incita o homem a se comportar de uma determinada maneira e o homem, por sua vez, molda a religião conforme suas características na forma de ser e agir. Em sua narrativa Rodrigues e Dittrich (2007), descrevem o diálogo entre dois sujeitos, um Behaviorista Radical e Cristão Ortodoxo. 

O primeiro, um sujeito behaviorista questiona a igreja como uma entidade coercitiva fazendo um breve comentário “O tipo de controle exercido pelas igrejas, é um controle que envolve punição e reforçamento negativo com muito mais freqüência que o reforçamento positivo; portanto, são agências nas quais a coerção predomina”. O cristão rebate a crÍtica afirmando que todo aquele possuidor da fé está ligado diretamente a uma instituição religiosa. Sendo assim, cumprindo os mandamentos que ali são pregados, e que tais aços devem ser subjugadas por leis religiosas.

Para Skinner (2003), A justificativa do procedimento religioso é uma parte importante da Teologia. Um procedimento particular pode ser recomendado porque eleva ao máximo entidades como a salvação , ou a glória de Deus. Essas justificativas presumivelmente estão além do domínio da ciência. Uma análise das técnicas nos permite explicar o comportamento do controlador e do controlado sem levantar a questão de qualquer feito final.



Referências:

RODRIGUES. Tyffanne S. P; DITTRICH, Alexandre. Um diálogo entre um cristão ortodoxo e um behaviorista radical. Psicologia: Ciência e Profissão; Brasília Volume 27, n°3, setembro 2007.

SIDMAN, Murray. Coerção e suas Implicações. São Paulo: Livro Pleno.2009.

SKINNER, B.F. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo:3.ed. Martins Fontes  2003. 

 


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